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UBC DISTRIBUIU R$ 677,9 MILHÕES EM 2022, RECORDE HISTÓRICO

Cifras de shows e eventos tiveram forte expansão, e ações de promoção musical e educação coroaram aniversário de 80 anos da associação
do_Rio

A UBC distribuiu em 2022 mais de R$ 675 milhões a 240 mil titulares de direitos, no Brasil e no exterior. Trata-se do maior valor nominal da sua história, 35% mais que em 2021 e 58% de tudo o que foi distribuído pelas sete sociedades que compõem o Ecad. A cifra é o grande destaque do Relatório Anual 2022 da UBC, publicado em agosto. O documento expressa os crescimentos robustos da arrecadação de segmentos ligados ao consumo de música fora de casa, sinal da forte retomada do mercado no pós-pandemia: shows e eventos ao vivo (+309,5%), cinema (+132,6%) e usuários gerais (que incluem lojas, academias, shoppings, hotéis e outros estabelecimentos, com aumento de 30,7%) foram destaques no conjunto do Ecad.

Também em 2022, os associados da UBC chegaram a 55.577, o total de obras registradas bateu o recorde de 1,24 milhão, e cerca de R$ 353,5 mil reais foram investidos em programas de assistência para associados antigos. Mas há muitos outros números que ajudam a traduzir um ano particularmente bom para a gestão coletiva:  

Números de distribuição da UBC

Direitos de execução pública (nacional)

Total:R$ 667.116.399,63Direitos autorais:R$ 518.682.011,41Direitos Conexos:R$ 148.434.398,09

Direitos fonomecânicos (nacional)

R$ 148.434.398,09

Direitos de execução pública (internacional)

Total:R$ 7.425.500,12Direitos autorais:R$ 5.254.238,24Direitos Conexos:R$ 2.171.261,88

Direitos fonomecânicos (internacional)

R$ 2.171.261,88

Divisão das distribuições da UBC por tipo de titular de direitos

A UBC pagou royalties para:
Estrangeiros (representados):155.909Compositores autores29.595Editoras3.189Intérpretes712Músicos133Selos
Nacionais (associados diretos):21.028Compositores autores1.100Editoras11.848Intérpretes10.055Músicos6.482Selos

Como vem ocorrendo há anos, o segmento Serviços Digitais - que inclui o streaming de áudio e vídeo - continuou a crescer solidamente, garantindo melhores rendimentos aos associados. Os valores distribuídos pela UBC em streaming de vídeo subiram 63,1%; em streaming de áudio, 47,43%. 

PARA ALÉM DOS NÚMEROS, UMA SÉRIE DE MARCOS NUM ANO DE REFLEXÃO E RENOVAÇÃO

Num 2022 em que a UBC completou 80 anos, um rebranding da marca visando ao futuro e outras novidades deram à gestão coletiva ainda mais razões para festejar. Em maio, a UBC reabriu as portas da Casa UBC, no Centro do Rio, para dar início à bem-sucedida série de shows itinerantes batizada de UBC Jam, que reúne novos e consolidados talento de diferentes cenas Brasil afora. Desde então, várias capitais, como São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Goiânia, já tiveram edições.

A mesma Casa UBC recebeu a festa para Alceu Valença em outubro, na entrega do Prêmio UBC ao compositor do ano. Na celebração, o mestre pernambucano teve sucessos seus reinterpretados por nomes como Silva, Bala Desejo, Duda Beat, Almério, Martins e muitos outros. Já o Teatro da Paz, em Belém, foi o cenário escolhido para a homenagem a Dona Onete, rainha do carimbó chamegado e ganhadora do Troféu Tradições. 

E as iniciativas da UBC para promover arte e educação sobre direitos autorais foram além. Uma parceria estabelecida com o podcast de Clemente Magalhães, o Papo Com Clê, trouxe depoimentos cheios de emoções e informação ao longo de 155 entrevistas realizadas, que ultrapassaram 90 milhões de visualizações e incluíram nomes como Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Fagner, Marcelo D2, Paula Fernandes, Fernanda Takai, Manu Gavassi, Samuel Rosa e Sandra Sá. 

Talvez uma das iniciativas mais importantes tenha sido o lançamento do livro “O autor existe. O direito autoral aplicado pelo STJ nos 80 anos da UBC”. Com organização e coordenação dos advogados Sydney Sanches e Karina Callai, a obra traz, no decorrer de suas 240 páginas, mais de 10 artigos de algumas das maiores autoridades brasileiras no campo dos direitos autorais, permitindo um sólido voo panorâmico sobre décadas de jurisprudência do STJ relacionada ao tema. 

PARCERIAS INTERNACIONAIS

Reforçando seu compromisso com a correta identificação musical, a UBC estabeleceu parcerias com as iniciativas Credits Due e Session Studio. A primeira, uma campanha global, tem o intuito de assegurar metadados precisos para músicas desde sua criação, e a UBC não apenas apoiou como também promoveu um painel virtual contando com especialistas da indústria. A segunda, Session Studio, oferece uma plataforma de colaboração online para artistas. Graças à UBC, seus associados têm uma maneira exclusiva de sincronizar suas identificações com a plataforma, garantindo precisão desde a etapa de criação.

"Os imensos e sempre renováveis desafios da gestão coletiva nos animam para os anos futuros. A cada dia, chegam novas ferramentas, possibilidades e movimentos de tecnologia que podem e devem enriquecer a atividade e seus processos e práticas. Todas essas iniciativas merecem nossa permanente reflexão e reação, no sentido de aperfeiçoar nossos serviços, atendimento e resultados", afirma Castello Branco.

Um compromisso que encontra eco nas palavras do diretor de Operações da UBC, Fabio Geovane:

"A UBC e toda sua equipe vêm trabalhando para entregar o melhor resultado possível para seus titulares, olhando para o futuro e observando o que de mais moderno e eficiente existe disponível no mercado, com o objetivo de prestar um serviço de excelência para aqueles que confiam em nós.”

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